Saiba como evitar a umidade no seu Barco

Assim como um carro ou uma casa, um barco exige cuidados e manutenção. E uma das Manutenções necessárias, é manter o ambiente do seu barco limpo e longe de fungos e ácaros.

Para minimizar esse problema, quando a embarcação estiver em terra, guardado na Marina é necessário tomar algumas providências.

Causas da umidade em Ambientes Internos

A umidade geralmente é causada em ambientes fechados ou internos, por falta de ventilação, ou pouca saída de ar.

E quando ela toma conta, embolora paredes, madeira, estofados, pisos e outros causando terríveis manchas de bolor e cheiro de mofo. E essa ação, após instalada, age em todo momento, dia e noite, até que seja extinta.

Além de acabar com toda a estrutura interna e nos piores casos, até mesmo, com o apodrecimento do casco do barco, pode prejudicar também a saúde de quem navega, pois, os fungos (microrganismos) causados pelo mofo se multiplicam em ambientes com umidade, causando e desencadeando asma, tosse, falta de ar, rinite alérgica e outras.

Medidas para Evitar a Umidade a bordo

Há diversas medidas, que, feitas de forma eficaz, podem evitar que a umidade prevaleça. São elas:

  • Arejar sempre que possível o ambiente interno do barco, deixar todas as portas das cabines bem como gaiutas e vigias abertas, mantendo o bem ventilado e iluminado, pois ambiente escuro também é propicio a esses microrganismos. Abrir ao Sol a cabine, capa e tirar os estofados, cortinas, roupas de cama para fora, para limpar, secar e mantê-los limpos;
  • Ter um ar condicionado na cabine, é uma boa opção para ajudar a manter o ar seco e diminuir a umidade;
  • Evitar ter tapetes de tecidos e carpetes dentro do barco;
  • Usar produtos antimofo, para fazer a limpeza do interior da embarcação;
  • Evitar deixar toalhas molhadas, roupas de mergulho e outros dentro do barco;
  • Usar um desumidificador, pois ele age reaquecendo o ar e drenando a umidade, evitando a corrosão e ferrugem. Este aparelho também deixa a umidade relativa do ar em nível bom a saúde do ser humano, que é entre 40% a 60%. Abaixo falaremos um pouco mais desse aparelho.

Desumidificadores. Salvadores de ambientes úmidos

As doenças respiratórias, como por exemplo, a rinite alérgica, são manifestas pelo acumulo de ácaros (microrganismos que causam inflamação nos brônquios) e fungos (vindos do mofo e bolor) e umidade intensa.

Os desumidificadores agem controlando a umidade e preservando os bens materiais dos ambientes internos, além de diminuir a concentração dos ácaros e fungos, mantendo desta forma a saúde em bom estado para desfrutar de bons passeios de barco.

Além de ser um aparelho certeiro, ajuda a garantir a longevidade do barco, evitando perdas.

Por isso, mais uma vez lembrando que, planejamento e precaução, são importantes desde a hora de programar um passeio em mar, seja com a embarcação ou com as pessoas que estarão a bordo.

Leave a reply