8 dicas imperdíveis de como economizar o combustível do seu barco

Quem é que nunca fez a conta de quantos litros de combustível vai utilizar durante um final de semana no barco com a família?

Saiba que existem dicas valiosas para fazer seu combustível durar mais!

Confira e descubra como dar uma esticada no passeio ou uma economizada na hora de abastecer!

1 – Um dos pontos mais importantes é a manutenção do barco. Barco com manutenção em dia é sinônimo de bom funcionamento dos componentes mecânicos e consequentemente do motor. Um motor funcionando bem é sinônimo de mais eficiência. O ideal é que pelo menos a cada seis meses se faça uma bela revisão no motor. 

2 – Outro ponto importante é o peso que você transporta. Não leve com você mais do que o necessário. Leve em consideração até mesmo a quantidade de combustível na hora do abastecimento. Um terço de combustível extra, além do necessário para ida e para a volta do seu passeio é o suficiente para navegar com segurança e evitar peso extra, um tanque muito cheio aumenta o peso a bordo. Um barco estável navega melhor e assim também economiza combustível.

3 – Mais uma dica relativa ao peso: Distribua bem a carga a bordo, isso também interfere na estabilidade. Um peso bem distribuído ajudará na eficiência do motor e reduzirá o consumo.

4 – Preste atenção no uso da capota. Elas criam resistência com o ar, influenciando diretamente no desempenho do barco. Veja sempre se realmente há a necessidade de deixá-la erguida.

5 –  Não deixe o motor funcionando sem necessidade, mas sempre com cautela, pois ligar e desligar o barco num curto espaço de tempo muitas vezes seguida pode trazer outros problemas ao barco, como danificar o motor de arranque.

6 – Hélices também devem ser sempre avaliadas, pois qualquer alteração aumenta diretamente o consumo, assim como lemes desalinhados.

7 – Mantenha o casco limpo: Barco parado na água por mais de 15 dias já apresenta acúlo de cracas. E casco sujo rouba 10% do desempenho e aumenta também isso no consumo.

8 – Abasteça sempre em um posto de sua confiança. A utilização de combustível de má qualidade, acarreta numa série ocorrências, entre elas destacamos:

  • Excesso de fumaça
  • Motor engasgando ou morrendo
  • Potência e torque mais fracos
  • Marcha lenta irregular
  • Aumento no consumo
  • Dificuldade em dar a partida

** Dica extra:  na hora da manutenção utilize sempre peças e produtos de qualidade.

Os óleos das linhas Mercury e BRP são uma excelente opção na hora da escolha. Além disso, existem estabilizadores de combustível, como os da linha TECCOM que geram benefícios diretos no auxílio da manutenção da qualidade do Diesel e suas misturas, preservando e gerando melhores resultados operacionais.

BlogRegatta

Related Posts
Leave a reply