Como limpar meu barco?

Conservar o lado externo da embarcação é muito importante para sua durabilidade. Confira as dicas simples e eficientes para manter o barco sempre impecável.

Ao lavar a embarcação no seco (na carreta do pátio da marina) ou na água sempre utilize produtos biodegradáveis e neutros, para não contaminam o solo e polir as águas. Dê a preferência por produtos específicos náuticos e eco eficientes.

Organização na tarefa minimiza o tempo e aumenta a qualidade da limpeza externa, além de economizar produtos e água. Para o enxágue, use a água de forma responsável e consciente e, na ponta da mangueira, utilize um esguicho (economizando até 80% de água).

Flybridge

Caso seu barco possua flybridge, sempre inicie a limpeza por ele, descendo em direção ao costado. Lave-o por completo (piso, estofados e capota) com o Lava Lancha, mas evite jogar muita água nos estofados.

Vidros

Cuidando-da-embarcação-limpeza-externa-boatshopping-1

Para-brisa, vigias e gaiutas, lave com Lava Lancha e, após secá-los, aplique o Glass Protector. O produto cria uma película e evita manchas de sal e escorridos.

Piso de madeira

Cuidando-da-embarcação-limpeza-externa-boatshopping-3

Pode ser lavado com o Limpa Teka, mas se o piso estiver com a cor muito escura, recomenda-se usar o “Restaurador de Teka”.

Dica: para convés em teca, lavar com água limpa do mar. Isso deixa a madeira saudável e durável.

Costado

Cuidando-da-embarcação-limpeza-externa-boatshopping-2

Use o Lava Lancha e, em seguida, enxágue. Aplique o Limpa Costado (Hull Finish), esse produto contém PTFE* que ajuda a impermeabilizar o costado, diminuindo a aderência de sujeira e protegendo dos raios solares. Seque com uma flanela de micro fibra, que não solta fiapos.

Se o costado estiver amarelado, primeiro lave-o com o Limpa Costado, que devolve o branco original da embarcação, e depois aplique uma Cera Náutica liquida ou em pasta, que contenha PTFE*. Por último, passe o Brilho Rápido.

Proteção do Costado

O gelcoat do costado é a pele da embarcação e deve ser protegida a fim de evitar seu envelhecimento e diminuição do brilho. A cada três meses encere o barco utilizando cera náutica que possua PTFE* e protetor UV na composição. Evite o uso de cera convencional, pois sai muito fácil na água.

Dobradiças e articulações

Cuidando-da-embarcação-limpeza-externa-boatshopping-5-450x300

Aplique Silicone Náutico nos zíperes das capotas. Isso evita acúmulo de sal e travamento. Também é fundamental utilizá-lo em todo tipo de dobradiças, fechos e articulações, pois evita travamento e corrosão pela água salgada. Repita a operação a cada três meses.

Outras partes

Cuidando-da-embarcação-limpeza-externa-boatshopping-8

Para a caixa de âncora, âncora, corrente e cabos, sempre lave com água doce. Por todo o convés (inclusive ferragens, guarda mancebo e escadas em inox), utilize o Lava Lancha.

Acessórios

A utilização dos acessórios de limpeza gera ganho de tempo e a qualidade das tarefas. Geralmente, os acessórios náuticos de limpeza têm uma durabilidade maior e existe um modelo especifico para cada tarefa.

Na Regatta você encontra todos os produtos de limpeza náutica e os acessórios corretos para auxiliar na limpeza do seu barco. Não deixe conferir em nosso site ou visitar nossas lojas. A Regatta preza pela limpeza dos oceanos então sempre utilize produtos eco e que não prejudique o meio ambiente.

*PTFE é um polímero adicionado à cera e funciona como um impermeabilizante e antiaderente em ambientes úmidos.

Fonte: BoatShopping

Leave a reply