Canoas proporcionam lazer e aventura para todas as idades

canoa

Quando o sol bate de mansinho na água é que se percebe que a paz tem seu som próprio, feito de silêncio. É fechar os olhos levantando a cabeça em direção ao céu e respirar profundamente, porque você sabe que está tudo em seu lugar. Não chega a ser difícil imaginar o impacto que a sensação deve ter causado nos primeiros canoeiros, aqueles que, a princípio por necessidade de locomoção, tiveram a ideia de usar um pedaço de madeira boiando para atravessar um lago ou resgatar alguém da água. Do tronco de árvore para essa que foi a primeira embarcação humana, a remada deve ter sido curta: há registros arqueológicos de restos de canoa em madeira esculpida de 8 mil anos. Hoje, as canoas canadenses, inspiradas nos originais desenvolvidos pelos índios há 125 anos, são sinônimo de charme e beleza, com seu belo casco de madeira refletindo um verdadeiro estilo de vida.

Beleza e praticidade nas horas de lazer

Para quem pratica canoagem essa sensação de perfeita de integração com a natureza é um dos maiores incentivos para percorrer águas abrigadas em momentos de solidão contemplativa ou na companhia de amigos. São aventuras que ficam na lembrança eternamente e se tornam grandes histórias para serem contadas. Destas embarcações, a canoa simples, a canadense e o caiaque merecem destaque, não só pela beleza e praticidade, mas pela facilidade de manuseio nas horas de lazer.

Canoa canadense: charme da madeira em um acabamento perfeito

Se remar sozinho já conduz a momentos especiais, a dois eles se multiplicam, principalmente em uma canoa canadense, uma das mais belas embarcações de madeira que você pode pensar em ter. Sofisticação e requinte em um modelo que é ideal para quem está começando, tamanha a sua facilidade de manuseio.

O charme da canoa canadense em madeira feitos artesanalmente é um atrativo a mais para as suas horas de lazer desbravando rios, lagoas, lagos e até pequenas corredeiras, com toda a segurança, leveza e facilidade de manobrar. Extremamente estável, resistente à umidade e muito durável.

Nas canoas canadenses a atenção à altura do remo é muito importante: ele deve ter cerca de 1,40m, ao mesmo tempo leve e resistente. A pega anatômica deixa a remada mais confortável, facilitando a hora torque, quando ele está exatamente perpendicular à água.

Canoas simples: performance e acabamento são os grandes destaques

As canoas simples ou caiaques abertos são embarcações compridas e finas movidas a remo, mais recomendadas para quem já tem experiência na remada. Além do conforto, o que chama atenção é a beleza e o esmero no acabamento de madeira, que proporcionam um prazer a mais.

O desenho baseado nos guide boats usados nos rios norte-americanos, permite que você reme sozinho com um remo de duas pás, que por sinal, também merece destaque por ser esculpido a mão pelos artesãos do estaleiro, garantindo uma pegada ergonômica perfeita. Ideal para quem não abre mão de seus momentos a sós, o casco pesa apenas 16 kg, facilitando o transporte por apenas uma pessoa.

Caiaque: aventura para todas as idades

Já o caiaque é muito fácil de usar, sendo recomendado para pessoas de qualquer idade, inclusive crianças. Leve e versátil, ele pega velocidade rapidamente na água, transformando-se em uma opção de lazer que une beleza, sofisticação e muito divertimento.

A melhor remada é conseguida segurando o remo com as duas mãos de forma que a distância entre cada mão seja igual ao seu ombro, centralizando o remo ao corpo. Dê o torque entrando com a pá do remo na água como se fosse cortar uma fatia de bolo, trazendo-o para você e ao mesmo tempo girando um pouco o ombro para lançar a remada: busque a água inclinando o corpo para a frente do caiaque, girando o ronco enquanto retorna o tronco para o encosto do acento. E então, ainda tem dúvidas? Deixe um comentário e participe da conversa!

No site da Regatta você encontra diversos produtos do mundo náutico,  não deixe de conferir.

Fonte da matéria: Kalmar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *