4 diferenças entre Wakeboard Barco e Cable

A mesma prancha e o mesmo princípio: deslizar sobre a água sendo puxado por uma corda. Mas dois esportes bem diferentes. Pedro Caldas, wakeboarder profissional de Cable Park, vai participar da única etapa do mundial de wakeboard (em barco) que acontece na América Latina. O evento será neste final de semana, em Minas Gerais. Por isso, fomos conversar com ele para entender as principais diferenças entre estes dois esportes. Veja o que ele explicou:

1. Obstáculos 

No Wake barco, o wakeboarder conta com a marola formada pelo empuxo do barco para manobrar. Essa é sua única “pista” para manobras. Já no Wake Cable, como não há ondas, as manobras são realizadas em obstáculos construídos pelo homem, como rampas, corrimãos e etc. 

2. Custo x Benefício 

Barco custa caro, bem caro. Um barco especial para fazer wakeboard então, mais ainda. Então o Cable Park muitas vezes é mais viável, pois você não precisa ter barco, corda, colete, gasolina, alguém para te puxar e etc… O Cable coloca mais atletas na água por vez, o que também faz com que fique mais barata a relação “tempo e prática”. 

3. Tipos de Manobras 

No Wake de barco, a rampa utilizada para manobrar é a marola provocada pelo barco. Ou seja, as manobras são feitas entre a marola de decolagem e a de aterrissagem do outro lado. Então, são manobras aéreas bem técnicas que diferem um bom wakeboarder de barco. Já no Cable a variedade de manobras é muito maior. Isso porque a variedade de obstáculos também é maior. Com rampas e corrimãos, os wakeboarders conseguem variar e combinar manobras, o que deixa o leque muito maior. 

4. Dificuldade 

Para iniciantes, o barco é mais fácil de aprender. Isso porque no barco é possível ajustar a velocidade para um iniciante. Já no Cable, não. Como várias pessoas andam ao mesmo tempo, não é possível parar o cable para um iniciante. A velocidade de partida no cable já é mais alta. Já para fazer manobras, aprender o cable é mais fácil. Por exemplo as manobras de rampa, que são as mesmas que você faria no barco, aprender no cable é mais fácil. Isso por causa da puxada e da tensão.
Fonte: Red bull
Não esquecça de acessar nosso blog Yachts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *